Serviços sanitários e resíduos

Ascenso Aconcagua

Impacto Ambiental

Ascenso Aconcagua
Ascenso Aconcagua

O Parque Aconcágua, com uma superfície de 71000 hectares quadrados, está localizado na ecorregião Alto Andina e integra a rede de Áreas Protegidas da Província de Mendoza (no total são 13 áreas). Três dessas áreas se encontram nesta região e quatro reservas protegem parte deste sistema.

O Aconcágua, junto com sua área vizinha Parque Provincial Tupungato, albergam a algumas das principais bacias aquíferas que irrigam grande parte dos solos agrícolas de Mendoza. A região do Aconcágua é uma das mais visitadas dos Andes, sendo centro de atração para montanhistas do mundo inteiro. Na atualidade ingressam aproximadamente 7000 visitantes por temporada, dos quais cerca de 3000 tentam o cume, portanto é fundamental ser responsáveis pelo cuidado e conservação desta magnífica área natural.

Neste sentido, é importante evitar:
– o deterioro da qualidade paisagística da área
– o surgimento de depósitos de lixo,
– o aumento dos níveis de barulho e perturbações para a fauna autóctone.

Controle de resíduos

É importante levar em conta que o não cumprimento destanorma está sujeito a multa. O valor da mesma é de U$S 100 e deverá ser paga no momento. Muitos Prestadores de Serviços se encarregam do descenso do mesmo. Nesses casos a empresa prestadora deverá assinar e carimbar a permissão de ingresso de cada cliente, tornando-se sua essa responsabilidade. Cada visitante do Parque, no seu ingresso, receberá uma sacola de resíduos numerada que deverá ser entregue ao serviço de Guarda-parques na saída, com os resíduos correspondentes.