Patrulha de resgate

Pico Aconcágua Argentina

No Pico Aconcágua Argentina, como em qualquer cerro desta magnitude, existe uma patrulha de resgate encarregada de atender qualquer situação perigosa de atenção médica em emergência ou evacuação. No Pico Aconcagua esta tarefa é realizada pela Patrulha de Resgate da Polícia de Mendoza, tendo como objeto resguardar a vida dos visitantes que se encontrem na rota normal do cerro, desde Plaza de Mulas até o Cume, e os trasladar até o Serviço Médico da Direção de Recursos Naturais, desde onde é coordenada a evacuação até a saída do Parque. 

Patrulha de resgate en Pico Aconcagua – Acomara-AconcaguaExpeditions.com

As rotas da Parede Sul e o Glaciar dos Polacos não estão dentro da cobertura normal das patrulhas, já que são rotas consideradas de alto risco, portanto os montanhistas que as escolhem para o desenvolvimento da sua aventura devem tomar todas as precauções necessárias para seguir adiante em caso de emergência. Igualmente, sobre estas rotas se realiza uma escuta permanente por parte dos postos de Guarda-parque em VHF, as 24 horas.

Nas operações de resgate participam geralmente os Guarda-parques, guias e outros montanhistas como assistentes da Patrulha, já que a árdua tarefa de descender a uma pessoa convalescente dos acampamentos de altura é de extremo perigo. Fundamentalmente devido à particular geografia deste Parque e às grandes distâncias que separam os diferentes acampamentos.

É conveniente que o montanhista seja consciente que, embora existe a Patrulha, não deve se arriscar desnecessariamente para mais do ponto de ser abandonado pelas suas forças e não possa regressar a um lugar seguro; a assistência pode demorar várias horas em chegar, sempre que o aviso correspondente possa ser enviado.

Por isso se recomenda a precaução e máximo cuidado perante qualquer inconveniente. Ninguém tem direito de arriscar sua vida e menos aquela dos possíveis grupos de resgate.
Em escuta permanente para emergências, a freqüência de rádio é 142.8 MHZ FM.