História de Ascensões
Primeira exploração
Em 1883 se produz a tentativa falida do explorador alemão Paul Güssfeldt, quem consegue chegar à altura 6450msnm, entre o dia 20 e 21 de Janeiro. Sua notável aventura, chegando a tão só 500mts do cume, abre o caminho a futuras expedições.
Em 1896 o inglês Briton Edward Fitz Gerald organiza uma expedição à cima do Aconcágua na qual é acompanhado, entre outros, pelo guia Matthias Zurbriggen, Stuart Vines e Nicolás Lanti. Em 14 de Janeiro de 1897, na segunda tentativa de cume, Fitz Gerald chega a 6800msnm e Zurbriggen alcança o cume, tornando-se a primeira pessoa com registro em atingir a cima do Aconcágua. Finalmente, em 13 de Fevereiro do mesmo ano, Lanti e Vines fazem a segunda ascensão que atinge o cume.
O Tenente Nicolás Plantamura, do Exército Argentino, logra alcançar o cume em 8 de março de 1934, seguindo a rota normal e em companhia dos montanhistas italianos P. Ceresa, P. Ghigliole, R. Chabod e o tropeiro chileno Mariano Pastén.
Em março de 1934 os poloneses Otrowski, Narkiewicz, Daszinski e Osiecki abrem um novo roteiro até o cume através da formosa geleira Noreste, conseguindo assim a oitava ascensão da montanha. Desde esse momento esta geleira se denomina Glaciar dos Polacos.
Lograda pela francesa Adriana Bance, em 7 de março de 1940, acompanhada pelo alemão Jorge Link e os membros do Club Andinista Mendoza: Pablo Franke, P. Etura, D. López e J. Semper.
Os alemães T. Koop e L. Heroid alcançam pela primeira vez o cume Sul da montanha, em janeiro de 1947. Seguiram a via normal até a metade da caneleira e desde ai se dirigiram para a direita até ganhar o passo entre os dois cumes.
Em 23 de janeiro de l953 coroam o cume Sul abrindo uma nova via os suíços F. e D. Marmillod e os argentinos F. Grajales e F. Ibáñez. Também esta ascensão representa a primeira ascensão feminina do cume Sul.
Entre 11 e 15 de setembro de 1953, os argentinos E. Huerta, H. Vasalla e F. A. Godoy conseguem a primeira ascensão hibernal seguindo a via normal.
Esta importantíssima primeira, de repercussão internacional, esteve em mãos dos franceses R.Paragot, G.Poulet, A.Dagory, L. Berardini, P.Lesseur, e E.Denis; quem depois de sete duros dias de escalada chegam ao cume principal a fim de fevereiro de 1954.
Durante o mês de fevereiro de 1978, em estilo alpino, os argentinos G. Vieiro (+), E. Porcellana (+), e J. Jasson inauguraram uma nova via de considerável dificuldade técnica e a denominaram Via Argentina.
Em 2 de janeiro de 1979 os espanhóis X. Erro, M. Zabaleta e Y. Hugas concretizaram a primeira reiteração do lado Sudoeste, coroando os dois cumes e unindo-los em travessia pela primeira vez. Descem pela rota normal
No inverno austral do ano 1980 os catalães N. Serrat A. Villena, apoiados por vários colegas, alcançam o cume do Aconcagua seguindo o Glaciar dos Polacos, utilizando ski na maior parte do roteiro.
Em janeiro de 1981 o prestigioso alpinista francês J. M. Boivin pilotou um asa delta dupla logrando descer em 30 minutos até Plaza de Mulas. O co-piloto foi L. Marchal. Os dois homens deveram ascender três vezes até o cume até que as condições meteorológicas foram apropriadas para o vôo.
O francês I. Girardini, em quatro dias de escalada e seguindo a rota francesa/54, com variante de saída Messner, alcança o cume em janeiro de 1981, concretizando assim uma destacada primeira.
Esta difícil e dura primeira foi lograda por uma expedição japonesa em agosto de 1981. T. Hasegawa alcançou só o cume após ter seguido a via Messner.
Durante o verão de 1984 escalaram a parede Sul, seguindo a via Messner, a norte-americana Titonne Boucharde seu esposo, convertendo-se na primeira mulher que escalou esta difícil parede.
Em 2 de fevereiro de 1985 o Capitão da Força Aérea Francesa, A. Steves, despregou seu levísimo parapente 200 metros por debaixo do cume. Impulsionado por correntes ascendentes elevou-se 20 metros sobre ela, descendo em 25 minutos até Plaza de Mulas.
Após uma escalada em estilo alpino, seguindo a via francesa ’54, os mendocinos D.Alvarez, L.Sánchez, D.Rodríguez, A.Randis e o colombiano M.Barrios em 23 de fevereiro de 1986 alcançaram o cume.
Primeira bicicleta no cume
- Janeiro 87, L. Cichy (Polônia), 9 hs.
- Janeiro 87, A. Randis (Argentina), 8,7 hs.
- Fevereiro 87, D. Alessio (Argentina), 7,48 hs.
- Fevereiro 87, M. Sánchez (Argentina), 6,32 hs.
- Janeiro 89, M. Dacher (Alemanha), 6,l5 hs.
- Janeiro 89, M. Smith (U.S.A.) 6,13 hs.
- Janeiro 90, D. Alessio (Argentina), 6,07 hs
- Dezembro 91, D. Porsche (Alemanha) 5,45 hs.
Ascensões mais rápidas pela Rota Normal do Cerro Aconcágua (da entrada do Parque Aconcágua – Horcones)
– Em fevereiro de 2006, o peruano Holmes Pantoja Bayona realiza em 20 horas e 35 minutos o trajeto ao cume ida e volta da entrada ao Parque (Horcones), partindo às 22:45h do dia anterior e chegando ao cume às 12:35h e chegando novamente a Horcones às 19:15h. Temos a honra de que Holmes (Apu) forme parte da equipe de guias da nossa empresa. – Em 2013, o português Carlos Gómez consegue obter um novo recorde, ao melhorar a marca para 15 horas e 42 minutos.
Primeira expedições do Monte Aconcágua dos dois cumes num diaEm 6 de fevereiro de 1991 Alejandro Randis logra ascender os dois cumes da montanha numa única jornada partindo desde Plaza de Mulas. Tempo total: Acampamento base – cume Sul – cume Norte e descida: 14 hs e 30 minutos.
Primeira expedições do Monte Aconcagua do Glaciar dos Polacos num diaEm fevereiro de l992 Miguel Lito Sánchez, Marcelo Acosta e Gabriel Cabrera se convertem nos primeiros montanhistas que ascenderam ao cume, desde Plaza de Mulas escalando o Glaciar dos Polacos numa única jornada (descida pela via normal o mesmo dia).
Maior quantidade de ascensões numa temporadaDurante a temporada 2002 Gabriel Cabrera ascende em seis ocasiões ao cume em 42 dias.
Primeira ascensão pela Parede Sul (sem equipar a rota)– Em 2002 o francês Bruno Sourzac escala em 22 horas a Parede Sul sem equipar a rota previamente.
Pessoa mais jovem em ascender ao cume– Em 2007, o estadunidense Jordan Romero, de tão só 11 anos se torna a pessoa mais jovem em ascender o Aconcágua. – Em 16 de Dezembro de 2008, o também estadunidense Matthew Moniz, de 10 anos, obtém o novo recorde por ser a pessoa mais jovem em chegar ao cume do cerro. – Em Fevereiro de 2009, a jovem romena Crina Coco Popescu, de somente 14 anos, ascende o cume pelo Glaciar dos Polacos.