Medicina de montanha

Cerro Aconcagua

Realizar montanhismo, além de ser um grande exercício ao ar livre, é um esporte no qual se necessita um grande esforço físico, psíquico e mental. Procura ao mesmo tempo temperança, decisão e máxima responsabilidade para ser donos dos atos executados, ensinando a reconhecer e respeitar nossos próprios limites.

O terreno de jogo, a montanha, é um âmbito de grande exigência onde as sanções aplicadas pela natureza são ineludíveis. Esta mesma natureza pode chegar a ser perigosa se não é respeitada. Estes são aspectos básicos dos quais se deve partir para não incorrer em sintomatologias ou doenças às quais se está exposto no cerro e resguardar em todo momento a integridade física e psíquica de cada um. 

PPara lograr um bom resultado na hora de praticar andinismo, há de ter em conta o grau ou nível de experiência, sem esquecer o sentido comum, e fundamentalmente a inteligência para saber quais são os limites de cada pessoa e não se expor a situações perigosas desnecessariamente. Há momentos e situações não previsíveis que são o tempero de praticar montanhismo.

Para sair corretamente destas situações é necessário um equipamento adequado, experiência e certamente um íntegro treinamento prévio e um perfeito entendimento técnico. Desta forma, os riscos de desgaste físico e psíquico são reduzidos e as probabilidades de uma expedição bem sucedida aumentam (embora o cume não seja atingido).


Medicina de montanha em Aconcagua na Argentina – Acomara-AconcaguaExpeditions.com

Há situações em momentos chaves da ascensão onde a principal ferramenta para seguir adiante são a experiência e a tomada de decisões corretas, que são fundamentais quando aquilo em jogo pode ser até a vida mesma. Assim podemos afirmar que estar no lugar correto, no momento preciso, com o equipamento adequado e com o colega apropriado, é um indicador de que as coisas foram bem realizadas, usando a inteligência e a experiência própria ou adquirida através do conhecimento.

Nas condições apresentadas pelo cerro Aconcágua na Argentina é necessário ser responsável, inteligente no momento de decidir, bom companheiro e principalmente ser consciente de que na montanha estamos só e pela nossa própria vontade.