Monte Aconcágua altitude
Um pequeno 8.000
Monte Aconcágua, cenário de histórias pouco comum e de grandes gestos de coragem e heroísmo. Também revelador de vaidades e temores. Nesse ambiente exigente o homem se mostra tal qual é, não há lugar para o engano.
O Aconcagua é a montanha mais alta do Continente Americano, este é um dos motivos pelos quais é conhecido mundialmente. Embora sua fama se deve principalmente aos seus grandes atrativos de montanha. Segundo dizem alguns expertos montanhistas internacionais, que escalaram no Himalaia, os quase sete mil metros do Monte Aconcagua representam psicológica e fisiologicamente o ascenso de um cerro de 8.000 metros. Este fenômeno se deve a razões conhecidas e a outras ainda desconhecidas.
No Himalaia há vegetação até 5.000 metros, na cordilheira dos Andes Centrais só até os 3.500 – 4.000 metros. A umidade relativa ambiente é muito escassa e a espessura das camadas da atmosfera, nesta zona do globo terrestre, têm particularidades que determinam esses efeitos. Sem deixar de mencionar que na mesma altura no Monte Aconcágua há menos oxigênio que no Himalaia e os ventos produzem zonas de baixa pressão que intensificam estes efeitos
Também se deve ter em conta que os acampamentos base, desde os quais se inicia o ascenso estão a mais de 4.000 m.s.n.m.. A maioria dos cerros de
USA e Europa não chegam nessa altura, portanto os montanhistas americanos e europeus não estão costumados a estas condições e não dão importância aos sinais de perigo. Para um montanhista europeu equivale praticamente a começar o ascenso desde o cume do Mont Blanc.
stes fatores somados às grandes distâncias desabitadas, o aspecto desértico geral e o isolamento de todo socorro, têm sem dúvida, importantes conseqüências sobre o ser humano.
Todo isto contribui a que o Monte Aconcágua seja um apropriado terreno de medida e preparação para aceder posteriormente a montanhas superiores a 8.000 metros, constituindo um excelente cenário de jogo, onde o montanhista pode se encontrar completamente a gosto e colmar muitas de suas mais grandes ambições esportivas.
Na atualidade o montanhismo é um jogo. Um jogo de fantasia e poder onde convergem técnica, capacidade física, experiência, ética e determinação. As montanhas como objetivos de montanha somenteexistem na imaginação do homem, na sua fantasia. A ascensão é concebida como se fosse um problema e se busca uma solução lúdica para o mesmo. O Sentinela de Pedra, hierática pirâmide para os Inca séculos atrás, ainda tesoura mistérios e sua magnífica silhueta atrapalha os sonhos de muitos montanhistas.