Cerro Aconcagua rotas

Parede Sul


A rota pela Parede Sul é sem dúvida a mais difícil e complicada do Cerro Aconcagua. Apresenta muitas variações, embora basicamente são agrupadas em três principais: (de esquerda à direita) o traçado ao cume Sul, o traçado Central e o traçado pela Direita.

A rota original discorre do esporão que ascende entre dois grandes canais de descarga de avalanchas da parede. Parte-se de Plaza Francia a 4.100 m.s.n.m. e se ingressa na parede por um primeiro cone de dejeção de gelo e se atravessa a primeira rimaya (fenda formada na base da montanha).

Após um par de ziguezague ditados pela ladeira se chega a um terraço para acampar a 4.500 m.s.n.m. Logo, para alcançar as grandes torres, deve-se escalar uma parede de aproximadamente 500 metros com uma dificuldade de III e V graus, passando por gelo e canais (é sem dúvida um dos mais fortes obstáculos da rota).

Na parede é possível acampar a 5.200 m.s.n.m. na geleira Medio, após passar pelo diedro (dificuldade V e VI) de 30 metros de altura. Desde ali se chega à base Rocas Areniscas, que é uma barreira de 200 metros com dificuldades de III e IV, chegando à geleira Superior.

Cerro Aconcagua rotas

A 5.800 metros de altitude se alcança a borda do Plateau da geleira Superior, onde pode ser montado um vivac. Com uma inclinação de 30°, a geleira Superior é percorrida para a direita um quilômetro eludindo fendas, para logo seguir a rota original. Para a esquerda dirige-se pela variação sudtirolesa ou Pala Messner.

A 6.100 m.s.n.m. pode-se chegar a acampar entre as fendas, no afiado esporão final da via original. Seguindo o fio se acha o último lugar para acampar a 6.500 m.s.n.m.. A escalada do esporão requere dois longos de corda e quatro longos em outra etapa, ambos dois de similar dificuldade (IV, V). Depois seguem as ladeiras de gelo e neve de uma inclinação de 50°. Após se chega ao fio do glaciar dos Polacos e ao cume.

A pá Messner começa na geleira Superior, com uma escalada de gelo e neve com uma inclinação de 50°. Logo aparece um canal final muito largo e dominado à direita por um teto de Seracs a quase 6.700 m.s.n.m., desde ali vai para o fio do Guanaco e finalmente o cume tão desejado entre o Norte e o Sul.

Outra variação é a primeira rota Argentina, onde se ingressa na parede pela direita, ingressa-se na geleira superior pelo seu extremo direito e retoma o esporão final dos franceses.

MONT ACONCAGUA - Expéditions, information, guides, ascensions - Argentine

CERRO ACONCAGUA - Expediciones, información, guías y logística - Argentina

ACONCAGUA BERG - Expeditionen auf den Aconcagua und vollstandige Information uber den Berg - Argentinien

MONTE ACONCAGUA - Spedizione - escursione - informazione - guide e logistica Salita alla cima e trekking Argentina

CERRO ACONCAGUA - Expedições - informação - serviços guias e logística - Ascensão ao cume e trekking - Argentina