História de Ascensões



Primeira exploração

Em 1883 se produz a tentativa falida do explorador alemão Paul Güssfeldt, quem consegue chegar à altura 6450msnm, entre o dia 20 e 21 de Janeiro. Sua notável aventura, chegando a tão só 500mts do cume, abre o caminho a futuras expedições.

Primeira e segunda ascensão ao cume
Em 1896 o inglês Briton Edward Fitz Gerald organiza uma expedição à cima do Aconcágua na qual é acompanhado, entre outros, pelo guia Matthias Zurbriggen, Stuart Vines e Nicolás Lanti. Em 14 de Janeiro de 1897, na segunda tentativa de cume, Fitz Gerald chega a 6800msnm e Zurbriggen alcança o cume, tornando-se a primeira pessoa com registro em atingir a cima do Aconcágua. Finalmente, em 13 de Fevereiro do mesmo ano, Lanti e Vines fazem a segunda ascensão que atinge o cume.

Primera ascensión Argentina al Cerro Aconcagua
O Tenente Nicolás Plantamura, do Exército Argentino, logra alcançar o cume em 8 de março de 1934, seguindo a rota normal e em companhia dos montanhistas italianos P. Ceresa, P. Ghigliole, R. Chabod e o tropeiro chileno Mariano Pastén.

Primera expedições do Monte Aconcágua – Glaciar Noreste (Glaciar dos Polacos)
Em março de 1934 os poloneses Otrowski, Narkiewicz, Daszinski e Osiecki abrem um novo roteiro até o cume através da formosa geleira Noreste, conseguindo assim a oitava ascensão da montanha. Desde esse momento esta geleira se denomina Glaciar dos Polacos.

Primeira expedições do Monte Aconcagua feminina
Lograda pela francesa Adriana Bance, em 7 de março de 1940, acompanhada pelo alemão Jorge Link e os membros do Club Andinista Mendoza: Pablo Franke, P. Etura, D. López e J. Semper.

Primeira expedições do Monte Aconcágua do cume Sul
Os alemães T. Koop e L. Heroid alcançam pela primeira vez o cume Sul da montanha, em janeiro de 1947. Seguiram a via normal até a metade da caneleira e desde ai se dirigiram para a direita até ganhar o passo entre os dois cumes.

Primeira expedições do Monte Aconcagua do lado Sul-Oeste
Em 23 de janeiro de l953 coroam o cume Sul abrindo uma nova via os suíços F. e D. Marmillod e os argentinos F. Grajales e F. Ibáñez. Também esta ascensão representa a primeira ascensão feminina do cume Sul.

Primeira expedições do Monte Aconcágua hibernal
Entre 11 e 15 de setembro de 1953, os argentinos E. Huerta, H. Vasalla e F. A. Godoy conseguem a primeira ascensão hibernal seguindo a via normal.

Primeira expedições do Monte Aconcagua da Parede Sul
Esta importantíssima primeira, de repercussão internacional, esteve em mãos dos franceses R.Paragot, G.Poulet, A.Dagory, L. Berardini, P.Lesseur, e E.Denis; quem depois de sete duros dias de escalada chegam ao cume principal a fim de fevereiro de 1954.

Primeira expedições do Monte Aconcágua do Glaciar Este (Glaciar dos ingleses)
Durante o mês de fevereiro de 1978, em estilo alpino, os argentinos G. Vieiro (+), E. Porcellana (+), e J. Jasson inauguraram uma nova via de considerável dificuldade técnica e a denominaram Via Argentina.

Primeira travessia de cume Norte para cume Sul
Em 2 de janeiro de 1979 os espanhóis X. Erro, M. Zabaleta e Y. Hugas concretizaram a primeira reiteração do lado Sudoeste, coroando os dois cumes e unindo-los em travessia pela primeira vez. Descem pela rota normal

Primeira expedições do Monte Aconcagua hibernal do Glaciar dos Polacos
No inverno austral do ano 1980 os catalães N. Serrat A. Villena, apoiados por vários colegas, alcançam o cume do Aconcagua seguindo o Glaciar dos Polacos, utilizando ski na maior parte do roteiro.

Primeira descida em asa delta
Em janeiro de 1981 o prestigioso alpinista francês J. M. Boivin pilotou um asa delta dupla logrando descer em 30 minutos até Plaza de Mulas. O co-piloto foi L. Marchal. Os dois homens deveram ascender três vezes até o cume até que as condições meteorológicas foram apropriadas para o vôo.

Primeira expedições do Monte Aconcagua solitária da Parede Sul
O francês I. Girardini, em quatro dias de escalada e seguindo a rota francesa/54, com variante de saída Messner, alcança o cume em janeiro de 1981, concretizando assim uma destacada primeira.

Primeira expedições do Monte Aconcágua hibernal da Parede Sul
Esta difícil e dura primeira foi lograda por uma expedição japonesa em agosto de 1981. T. Hasegawa alcançou só o cume após ter seguido a via Messner.

Primeira expedições do Monte Aconcagua feminina da Parede Sul

Durante o verão de 1984 escalaram a parede Sul, seguindo a via Messner, a norte-americana Titonne Boucharde seu esposo, convertendo-se na primeira mulher que escalou esta difícil parede.

Primeira descida em pára-quedas

Em 2 de fevereiro de 1985 o Capitão da Força Aérea Francesa, A. Steves, despregou seu levísimo parapente 200 metros por debaixo do cume. Impulsionado por correntes ascendentes elevou-se 20 metros sobre ela, descendo em 25 minutos até Plaza de Mulas.

Primeira bicicleta no cume Em janeiro de 1986 os suíços F.Mariani, R. Notaris e outros colegas sobem uma bicicleta Peugeot até o cume. Após filmar o sucesso desceram grande parte da rota normal montados no seu simpático meio de transporte.

Primeira escalada mendocina da Parede Sul

Após uma escalada em estilo alpino, seguindo a via francesa ’54, os mendocinos D.Alvarez, L.Sánchez, D.Rodríguez, A.Randis e o colombiano M.Barrios em 23 de fevereiro de 1986 alcançaram o cume.
Primeira bicicleta no cume

Primeira descida sem cordas da Parede Sul O fortíssimo alpinista esloveno Slavko Sveticic desce em 10 horas desde o lado do guanaco até Plaza Francia, sem levar corda. Anteriormente escalou com M.Romic uma nova variação do lado Sudoeste, logrando a primeira ascensão do pilar Sul da Pirâmide (6.000 mts.). Janeiro de 1988.

Primeira expedições do Monte Aconcagua da Parede Oeste Uma cordada local (Mendoza) integrada por D. Rodríguez e D. Alessio logra escalar, em janeiro de 1988, a desafiante parede Oeste do Aconcagua, em quatro dias. A via transcorre pelo centro da grande parede de 2.800 metros e acaba no lado Sudoeste, muito próxima ao cume Sul. Escalam várias cascatas de gelo muito empinadas e várias passagens de rocha de dificuldade.

Expedições do Monte Aconcágua mais rápidas da Rota Normal
  • Janeiro 87, L. Cichy (Polônia), 9 hs.
  • Janeiro 87, A. Randis (Argentina), 8,7 hs.
  • Fevereiro 87, D. Alessio (Argentina), 7,48 hs.
  • Fevereiro 87, M. Sánchez (Argentina), 6,32 hs.
  • Janeiro 89, M. Dacher (Alemanha), 6,l5 hs.
  • Janeiro 89, M. Smith (U.S.A.) 6,13 hs.
  • Janeiro 90, D. Alessio (Argentina), 6,07 hs
  • Dezembro 91, D. Porsche (Alemanha) 5,45 hs.

Ascensões mais rápidas pela Rota Normal do Cerro Aconcágua (da entrada do Parque Aconcágua – Horcones)

– Em fevereiro de 2006, o peruano Holmes Pantoja Bayona realiza em 20 horas e 35 minutos o trajeto ao cume ida e volta da entrada ao Parque (Horcones), partindo às 22:45h do dia anterior e chegando ao cume às 12:35h e chegando novamente a Horcones às 19:15h. Temos a honra de que Holmes (Apu) forme parte da equipe de guias da nossa empresa. – Em 2013, o português Carlos Gómez consegue obter um novo recorde, ao melhorar a marca para 15 horas e 42 minutos.

Primeira expedições do Monte Aconcágua dos dois cumes num dia

Em 6 de fevereiro de 1991 Alejandro Randis logra ascender os dois cumes da montanha numa única jornada partindo desde Plaza de Mulas. Tempo total: Acampamento base – cume Sul – cume Norte e descida: 14 hs e 30 minutos.

Primeira expedições do Monte Aconcagua do Glaciar dos Polacos num dia

Em fevereiro de l992 Miguel Lito Sánchez, Marcelo Acosta e Gabriel Cabrera se convertem nos primeiros montanhistas que ascenderam ao cume, desde Plaza de Mulas escalando o Glaciar dos Polacos numa única jornada (descida pela via normal o mesmo dia).

Maior quantidade de ascensões numa temporada

Durante a temporada 2002 Gabriel Cabrera ascende em seis ocasiões ao cume em 42 dias.

Primeira ascensão pela Parede Sul (sem equipar a rota)

– Em 2002 o francês Bruno Sourzac escala em 22 horas a Parede Sul sem equipar a rota previamente.

Pessoa mais jovem em ascender ao cume

– Em 2007, o estadunidense Jordan Romero, de tão só 11 anos se torna a pessoa mais jovem em ascender o Aconcágua. – Em 16 de Dezembro de 2008, o também estadunidense Matthew Moniz, de 10 anos, obtém o novo recorde por ser a pessoa mais jovem em chegar ao cume do cerro. – Em Fevereiro de 2009, a jovem romena Crina Coco Popescu, de somente 14 anos, ascende o cume pelo Glaciar dos Polacos.

MONT ACONCAGUA - Expéditions, information, guides, ascensions - Argentine

CERRO ACONCAGUA - Expediciones, información, guías y logística - Argentina

ACONCAGUA BERG - Expeditionen auf den Aconcagua und vollstandige Information uber den Berg - Argentinien

MONTE ACONCAGUA - Spedizione - escursione - informazione - guide e logistica Salita alla cima e trekking Argentina

CERRO ACONCAGUA - Expedições - informação - serviços guias e logística - Ascensão ao cume e trekking - Argentina