Escalar el Aconcagua

Aclimatação


Altitude e Hipoxia

A altitude é, em termos estatísticos, a mais importante e perigosa das dificuldades que apresenta a ascensão ao Aconcágua. É por isso que as pessoas que desejarem realizar essa aventura devem conhecer alguns detalhes de como o fenômeno da altitude afeta o corpo humano e sua relação com o MAM (Mal Agudo de Montanha).

O ar é composto principalmente de dois gases: oxigênio e nitrogênio. A qualquer altura, a proporção desses dois gases é invariável: 21% de oxigênio e 79% de nitrogênio. A relação desse conceito com o de Pressão Atmosférica (que é a pressão que exerce o peso da atmosfera sobre a superfície terrestre) nos conduz ao conceito de Pressão de Oxigênio. À medida que se ascende do nível do mar a pressão atmosférica vai diminuindo, o que produz que as moléculas de oxigênio estejam mais separadas entre si (menor pressão de oxigênio), portanto a quantidade de oxigênio que uma pessoa ingressa em seu organismo em uma inspiração, é menor.

Então observamos que a diminuição da pressão atmosférica à medida que se ascende em altura é um empecilho para a oxigenação celular do nosso organismo, gerando a Hipoxia. Isso coloca em jogo uma série de modificações para conseguir a adaptação às novas condições que propõe o ambiente. Esse conjunto de mudanças ou adaptações de diferentes órgãos, aparelhos e sistemas do nosso corpo chama-se Aclimatação.

Aclimatação

A Aclimatação é um processo gradual, codificado geneticamente e, portanto diferente de uma pessoa a outra. Envolve modificações nos aparelhos respiratório e cardiovascular, nos rins, na circulação cerebral, na afinidade da hemoglobina1 pelo oxigênio e na contagem de glóbulos vermelhos, no metabolismo da água e certos eletrólitos, etc., e são mudanças que permitem que uma pessoa possa desempenhar suas atividades com eficácia e segurança, apesar das condições de hipoxia imperantes.

Aspectos a serem levados em conta na Aclimatação e prevenção do MAM (Mal Agudo de Montanha)

Ascensão gradual: a progressão lenta e um bom planejamento da subida é sem dúvida nenhuma o melhor meio para conseguir uma boa aclimatação e minimizar o efeito da hipoxia e suas derivações indesejáveis no MAM.
– Comece idealmente por baixo de 3000msnm e daí inicie a ascensão caminhando.
– Faça uma noite de aclimatação a cada 1000mts que ganha em altura a partir de 3000msnm.
– Uma vez que estiver bem aclimatado (depois de uma semana ou duas em altura) pode ascender-se facilmente 1000 ou 1500mts em um dia.
Abundante Hidratação: recomenda-se beber abundantemente, o suficiente para obter uma urina clara e abundante. O volume de urina reduzido frente à ingesta adequada de líquido é um sinal de má aclimatação. A medida de líquido diário ingerido dever ser de pelo menos 5 litros. Essa é uma medida muito importante na prevenção do MAM.
Dieta rica em hidratos de carbono: recomendamos uma dieta rica em hidratos de carbono. Há muitos estudos em humanos e animais que demonstram que níveis de oxigênio mais altos são alcançados durante os primeiros dias de exposição à altura com uma dieta de 70 ou 80% de hidratos de carbono.
Medicação: deve-se ser cuidadoso nesse ponto, já que às vezes a medicação pode ser contraproducente. A acetazolamida (Diamox) reduz a incidência e a severidade do MAM. Até pouco tempo atrás, acreditava-se que para uma eficiente prevenção a medicação devia se tomar um ou dois dias antes de ascender, mas os últimos estudos demonstram que age muito rápido e pode ingerir-se no mesmo dia da ascensão. Consulte com seu médico de confiança.

Nossas expedições

Acomara-AconcaguaExpeditions.com monta suas expedições para alcançar o maior grau de aclimatação possível antes de atacar o cume. Em todas as expedições que oferecemos incluímos mais noites de aclimatação nos diferentes acampamentos. Dessa forma, aquelas pessoas que não possuem tanta experiência em montanhismo também podem garantir o sucesso de atingir o cume.

MONT ACONCAGUA - Expéditions, information, guides, ascensions - Argentine

CERRO ACONCAGUA - Expediciones, información, guías y logística - Argentina

ACONCAGUA BERG - Expeditionen auf den Aconcagua und vollstandige Information uber den Berg - Argentinien

MONTE ACONCAGUA - Spedizione - escursione - informazione - guide e logistica Salita alla cima e trekking Argentina

CERRO ACONCAGUA - Expedições - informação - serviços guias e logística - Ascensão ao cume e trekking - Argentina

HH